A internet é uma fonte infinita de informações, porém desta mesma fonte a gente consegue ter acesso a muita coisa boa mas também a muita coisa que não faz o menor sentido.
As “fake news” estão por toda a parte e muitas delas são repetidas tantas vezes que muitas pessoas acreditam que são informações verdadeiras.
Hoje nossa intenção é mostrar para você algumas informações falsas sobre service desk e desmistificar essas fake news:
- “Abertura de chamados é demorada e complicada”
Talvez essa seja a mais famosa! Sempre que apresentamos uma solução de service desk para uma empresa, uma das primeiras coisas que ouvimos é “Meus funcionários não vão abrir chamados” ou “O processo de abertura de chamados é muito complicado”.
Hoje nós quebramos este mito, mostrando para vocês que sistemas de gestão de chamados como o Softdesk (por exemplo) pode ser multicanal. E o que isso significa?
Significa que o seu solicitante / usuário pode abrir chamados de várias formas, seja pela aplicação do sistema, APP Mobile, Whatsapp ou simplesmente enviando um e-mail para a central de serviços.
O fato é que hoje em dia esse processo é tão facilitado que não há porque o solicitante recusar abrir um chamado.
Se ainda assim o solicitante da sua central de serviços criar caso sobre a abertura de chamados, nós temos algumas dicas sobre “como convencer o usuário abrir chamados neste link”
- “O service desk vai engessar meu processo”
Mais um mito!
A intenção da implantação de um sistema de service desk é justamente o oposto. Quando não há um sistema de gestão de atendimento os processos não são claros e não existe uma documentação dos processos formais da empresa.
A implementação de uma ferramenta de gestão de atendimento cria processos formais e ajuda a documentar todo o processo de atendimento.
Dica Bônus: Sistemas de gestão de serviços como o Softdesk tem alguns recursos exclusivos de automação de processos, ou seja, além de organizados seus processos podem acontecer de forma automática sem a necessidade de encaminhamento manual, gosto dessa informação? Clique aqui para saber mais.
- “Consigo gerenciar minha equipe sozinho, não preciso de SLA”
Este mito eu quero derrubar com 5 perguntas, você pode responder para você mesmo:
- Neste momento, você sabe o que cada integrante da sua equipe está fazendo?
- Você consegue saber o volume de trabalho de cada pessoa do seu time?
- Como é a saúde dos seus contratos de serviço?
- Seus atendimentos são realizados dentro de um acordo de nível de serviços com seus clientes?
- Seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento?
Se você conseguiu responder todas as perguntas de forma positiva, realmente você não precisa de um sistema de central de serviços no momento.
Agora, se você teve uma negativa, talvez seja a hora de começar a pesquisar sobre este assunto.
Com um sistema de gestão de central de serviços você poderá ter um panorama geral da sua empresa, conseguirá saber se seus clientes estão felizes, se sua equipe não está sobrecarregada ou ociosa e se sua empresa está saudável com relação aos contratos.
Acredite isso é fundamental para garantir o futuro da sua empresa.
- “Não há ganho financeiro com a criação deste processo”
Aqui na Soft4 nós sabemos que isso é uma grande mentira.
Ao longo de todos os anos da nossa empresa, nós fizemos diversas implantações do Softdesk e conversando com os clientes no dia-a-dia nós vimos que nossos clientes tem sim ganhos financeiros como redução de custos entre 20% e 40%.
Esses ganhos são relacionados a custos de equipe, equipamentos e também de parque de máquinas.
Uma ferramenta como o Softdesk consegue gerar dados estratégicos para as empresas e com essas informações os gestores podem tomar decisões mais assertivas nas organizações.
Ainda não acredita? A gente tem um vídeo que mostra um dos nossos clientes falando sobre isso, Assista aqui.
- “Passar demandas para outras áreas é sempre um problema”
Quando a implantação de um sistema é feita em uma área é fácil, o problema é quando eu tenho que encaminhar alguma coisa para outra área. Será mesmo?
Com um sistema integrado é possível passar solicitações entre várias de forma cooperativa, sem burocracias e de forma fácil.
Cada área administra suas demandas e mesmo que o processo dependa de terceiros, o sistema mantém todos os registros e faz toda a trilha das demandas, garantindo com que ninguém “perca” nenhuma informação.
- “Fazer os fechamentos dos indicadores mensais parece demorado”
Realmente, se você precisa fazer isso na caneta ou em planilhas, isso pode levar um tempo.
Nós já vimos casos de empresas que demoravam 8 dias para fechar os indicadores e as comissões da equipe assim que o mês fechava.
Agora vamos trazer sua empresa para esse século 🙂 e usar um sistema inteligente que te ajude a gerar as informações e melhor ainda que forneça os dados do seu time na hora que você precisar.
Já imaginou ter que esperar até dia 30 para saber se o pessoal está trabalhando? ou melhor para saber se o resultado do seu mês está positivo ou negativo?
Um sistema de service desk pode te ajudar a ter isso durante o mês e ainda ao final do mês ele te trás um valor acumulado dos indicadores que já foram acompanhados durante todo o período.
- “Apenas grandes empresas precisam deste serviço”
Realmente, grandes empresas precisam de um service desk, pois com o grande volume das demandas é impossível fazer o trabalho de forma descentralizada.
Agora, se você é uma empresa de pequeno porte, uma micro empresa ou uma startup não significa que ter um service desk é um luxo.
Muito pelo contrário, apostar em uma ferramenta de gestão de serviços é mostrar para seus clientes o quanto você se importa com a qualidade do seu atendimento.
Hoje no mercado existem algumas ferramentas que são free, ou seja, é ótimo começo para você ter uma inserção no mundo dos service desks.
A partir daí você vai ver a necessidade de criar mais indicadores e automatizar processos, aí o investimento em uma ferramenta paga é uma boa pedida.
- “Precisa ser um “expert” em TI para usar esse tipo de serviço”
Apesar dos sistemas de gestão de serviços terem nascido dentro dos serviços de TI e se popularizado através das boas práticas da ITIL, não significa que você precisa ter um mestrado em engenharia da computação para saber administrar uma central de serviços.
Hoje em dia, empresas de diversos segmentos utilizam os service desks para gestão dos seus serviços.
Na Soft4 por exemplo, nós temos clientes de várias áreas, desde indústrias diversas, redes de varejo e muitos prestadores de diversos tipos de serviços.
- “Sistema de service desk é caro”
Mais uma mentira que nós desmistificamos agora, a do preço!
Se sua empresa tem interesse em investir em uma ferramenta de gestão de serviços e você fica postergando essa decisão porque pensa que é caro, eu te digo que você pode fazer um contato hoje mesmo, porque não é.
Os ganhos que você terá implantando esse serviço na sua empresa irão compensar seu investimento.
Além disso vamos falar sobre o maior capital que todas as empresas tem: tempo.
Hoje o bem mais valioso dentro das organizações é o tempo das pessoas. Ter um aliado que te ajude a administrar melhor o tempo das pessoas realmente não tem preço.
- “Não é para minha empresa”
Depois de todas as “fake news” que nós desmentimos aqui, eu acredito que você nem esteja mais pensando nisso, pois sabe que um service desk pode ser implementado em qualquer empresa, de qualquer tamanho e de qualquer segmento.
Bom, sendo assim, vou deixar os contatos do Softdesk aqui, pois sei que podemos fazer muita coisa juntos para ajudar sua empresa ir mais longe.
Até a próxima!