Olá Amigos!
Hoje resolvi escrever sobre as fases do ciclo de vida dos serviços segundo a estrutura da ITIL v3. Os processos da biblioteca de boas práticas estão assim divididos de forma que se possa tratar todos os aspectos do serviço desde a concepção do mesmo até as melhorias de funcionalidades e requisitos, quando já em operação. Entender a estrutura macro da ITIL é importante para o gestor de tecnologia e para os profissionais de TI que desejam agregar valor ao negócio, sabendo como os serviços providos por sua área podem gerar valor competitivo para a organização. Para garantir que a criação, disponibilização e manutenção do serviço sejam adequadas, as fases do ciclo de vida devem ser respeitadas. As cinco fases do ciclo de vido do serviço são:
- Estratégia do Serviço (“Service Strategy”): Trata da definição dos requisitos e necessidades do negócio. Deve-se responder aqui como o serviço vai contribuir para a diferenciação da organização frente aos seus concorrentes;
- Desenho de Serviço (“Service Design”): Define o desenho da solução a ser implementada. Aqui são criados os processos para o gerenciamento do serviço, a sua continuidade e adequações legais ou ao negócio;
- Transição de Serviço (“Service Transition”): É relacionada ao gerenciamento de mudanças e define como serviços novos ou os que foram alterados devem entrar em operação;
- Operação do Serviço (“Service Operation”): Assegura que os serviços estão sendo providos baseados nos SLAs (acordo de nível de serviços) buscando a eficácia e eficiência no suporte aos mesmos;
- Melhoria Contínua do Serviço (“Continual Service Improvement”): Objetiva manter a constante melhoria dos serviços, reavaliando sua adequação ao negócio.
Cada fase do ciclo de vida do serviço contém processos específicos. Para saber mais sobre ITIL, acesse no canal do Youtube e veja os vídeos que preparamos:
Espero que este artigo tenha sido útil para você e sua central de serviços, qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos canais de atendimento.
Até a próxima!
Amauri Ghisleri – Especialista em Centrais de Serviços